USP abre mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+

A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o segundo semestre do programa USP 60+, que oferece dezenas de cursos e atividades gratuitas na capital e nos campi do interior do estado.
A iniciativa gratuita oferta mais de 5 mil vagas divididas entre disciplinas regulares, cursadas com alunos de graduação da universidade, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais.
A consulta das vagas pode ser feita no site do programa (clique aqui). Os interessados não precisam ter vínculo com a universidade e devem ter mais de 60 anos. Cada unidade da USP segue uma data diferenciada de término das inscrições e para atividades complementares o período pode variar ao longo do semestre.
Programa da USP oferta mais de 350 atividades em diversas áreas
Para o segundo semestre, o programa USP 60+ oferta mais de 350 atividades em diversas áreas do conhecimento.
“A ideia do programa USP 60+ é fornecer à população acima de sessenta anos oportunidades para o aprendizado continuado, um dos pilares do envelhecimento ativo e saudável. Outro fator relevante para envelhecer bem é o encontro de gerações”, explica o médico Egidio Dórea, coordenador do programa.
Empreendedorismo; marketing; música popular brasileira; gestão da qualidade; jornalismo esportivo; direito constitucional; inteligência artificial; psicologia social; nutrição e atividade motora; e fundamentos de oceanografia física são algumas disciplinas regulares ministradas em diversos campi da USP. Alguns cursos exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.
Também estão previstas atividades físicas exclusivas para idosos como dança sênior, lian gong, yoga, pilates, condicionamento físico e capoeira bem como ações culturais com especialistas de diversas áreas, como oficina de teatro, coral, mundo digital, oficina de jogos e visitas guiadas ao Museu de Zoologia e ao Parque Ciência e Tecnologia da USP. Para algumas destas atividades complementares as inscrições são realizadas ao longo do semestre.
Com informações de Elcio Silva, do Jornal da USP