Suplemento pode prolongar a vida em até 8 anos

Suplemento pode prolongar a vida em até 8 anos
Publicado em 30/06/2025 às 7:06

Pesquisa com 12 mil idosos indica relação entre suplemento e envelhecimento saudável. – Serhii Sobolevskyi/istock

Um estudo recente da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, apontou um possível caminho para estender a expectativa de vida em até 8 anos. E a chave pode estar em um aminoácido conhecido, mas pouco valorizado: a taurina — agora apontada como um poderoso suplemento para combater o envelhecimento.

Pesquisas com animais demonstraram que a suplementação com taurina retardou significativamente os sinais da idade em camundongos e macacos rhesus, reforçando o potencial da substância para atuar diretamente em mecanismos que enfraquecem com o tempo, como imunidade, densidade óssea e metabolismo.

Efeitos amplos do suplemento: do osso ao humor

Além de frear o ganho de peso associado à idade, a taurina aumentou a massa óssea, melhorou a força muscular, reduziu a ansiedade e até reparou danos no DNA celular nos experimentos conduzidos.

Outros benefícios observados incluíram melhora nos níveis de glicose, proteção contra lesões hepáticas e reforço na resposta imunológica — efeitos registrados após seis meses de administração do suplemento em macacos de meia-idade.

A pesquisa também analisou os níveis de taurina em 12 mil adultos europeus acima de 60 anos. O resultado foi claro: aqueles com mais taurina no sangue apresentavam menos doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade.

Segundo os cientistas, embora os dados não provem causa e efeito, são consistentes o suficiente para indicar que a deficiência dessa substância pode ser um fator determinante no envelhecimento.

 

Suplementos promissores no combate ao colesterol

Três suplementos naturais têm ganhado destaque por auxiliar na redução do colesterol: ômega-3, psyllium e berberina. Estudos indicam que, aliados a uma alimentação equilibrada, podem melhorar significativamente a saúde cardiovascular. Especialistas recomendam acompanhamento médico antes da introdução desses compostos na rotina diária. Clique aqui para saber mais.