Últimas notícias
Quatro passos para lavar louça de forma eficiente e saudável

Lavar louça pode parecer simples, mas hábitos antigos podem comprometer higiene, causar desperdício de água e até atrapalhar a durabilidade dos utensílios. Com base em recomendações da CDC (EUA) e Anvisa (Brasil), confira quatro ajustes para otimizar essa tarefa e garantir louça mais limpa e segura.
1. Raspe antes, ensaboe depois
Antes de lavar, remova restos de comida com espátula ou papel. Isso evita entupimento do ralo e reduz em até 35% o consumo de água. Comece limpando os itens menos gordurosos (copos e talheres), e só depois passe para panelas e frigideiras, evitando transferir gordura.
2. Água morna para limpeza eficaz
Use água em torno de 45 °C — quente o bastante para dissolver gorduras, mas sem desperdício energético. A Anvisa recomenda entre 55 °C e 65 °C para equipamentos profissionais, mas em casa a temperatura morna com detergente neutro é o ideal. Para desinfetar tábuas ou talheres, deixe-os de molho em solução de água sanitária diluída por cinco minutos catracalivre.com.br.
3. Cuide bem da esponja
Esponjas de louça acumulam até 10 milhões de bactérias por cm². Troque-as a cada duas semanas ou ao menor sinal de odor. Para higienizar a esponja entre trocas, você pode umedecê-la e aquecê-la por um minuto no micro-ondas (sem partes metálicas) ou mergulhá-la por um minuto em solução com água sanitária (10%) — métodos recomendados pela CDC.
4. Seque completamente antes de guardar
Guardar louça ainda úmida favorece a proliferação de fungos e bactérias. Deixe os itens secarem ao ar em escorredor limpo e coberto. Se preferir secar com pano, use um só para louça, trocando-o diariamente e lavando-o em ciclo quente. Só guarde quando estiverem totalmente secos.