Prof. Dr. Fábio Batista alerta que a cada um minuto, três pessoas são amputadas no mundo em decorrência do diabetes.

Prof. Dr. Fábio Batista alerta que a cada um minuto, três pessoas são amputadas no mundo em decorrência do diabetes.
Publicado em 07/04/2025 às 15:10

Prof. Dr. Fábio Batista.
Médico Cirurgião Ortopedista. Diretor/Presidente do TOPS – Centro médico de tratamento do pé diabético e Salvamento de membros em feridas complexas/ Medicina Ortopédica especializada.

Ortopedista especializado em pés diabéticos e salvamento funcional de membros em feridas complexas, o Prof. Dr. Fábio Batista (CRM – SP 87665 / TEOT 7662) é Diretor-Presidente do TOPS – Centro Médico de Tratamento do Pé Diabético e Salvamento de Membros em FeridasComplexas / Medicina Ortopédica Especializada, Mestre e Doutor em Ciências da Saúde, Cientista, Autor, Professor, Assistente Técnico em Perícias Médicas, Coordenador do Simpósio Anual de Tratamento Multidisciplinar do Pé Diabético e Feridas Complexas da Rede D’Or São Luiz Anália Franco, Doutor efetivo da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo – Gabinete do Secretário, Professor Visitante do Centro de Saúde de San Antonio da Universidade do Texas, Professor Consultor do Serviço de Pé Diabético do Hospital Belén de Trujillo / Perú, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Associação Médica Brasileira e da Associação Paulista de Medicina, membro honorário da Associação Mexicana para o Cuidado Integral de Feridas / da Sociedade Peruana de Cirurgia Vascular e da Sociedade Colombiana de Ortopedia e Traumatologia, médico do corpo clínico dos hospitais Albert Einstein, Rede D’Or São Luiz e Santa Rita.

Antes de frequentar hospitais como médico, por muitos anos, Fábio Batista foi paciente. Vítima de um câncer no joelho esquerdo, diagnosticado quando tinha 16 anos, precisou passar por uma série de tratamentos e mudança de hábitos. A doença acabou influenciando em sua escolha profissional como médico. A admiração por profissionais que cuidaram de sua doença fez com que Fábio Batista abraçasse a carreira de Cirurgião Ortopedista e se tornasse um grande expoente nos cenários nacional e internacional de prevenção e tratamento do pé diabético e salvamento de extremidades em feridas complexas.

De acordo com o especialista, o diabetes é uma doença epidêmica e bastante complexa, onde a sociedade precisa se conscientizar sobre seus sintomas e consequências e, alerta que, a cada um minuto, três pessoas são amputadas no mundo em decorrência do diabetes.
“As úlceras nos pés e as amputações dos membros inferiores são complicações muito graves e de alto custo para o paciente e para a sociedade, estando associadas frequentemente a alta mortalidade e elevadas taxas de recorrência. A presença da úlcera imediatamente dobra as chances de óbito em 10 anos e aumentam consideravelmente o risco de amputação, já que 85% dessas amputações, são precedidas por uma ferida. Um Pé Diabético Complexo tem o mesmo senso de Emergência do que um Infarto, um AVC ou um Abdômen Agudo, e requer uma abordagem ativa, apropriada e especializada”, explica o doutor Fábio Batista.

Acompanhe o trabalho do Doutor Fábio Batista no TOPS TOPS, Centro Médico de Tratamento do Pé Diabético e Salvamento de Membros em Feridas Complexas ∕ Medicina Ortopédica Especializada, e para mais informações, siga as redes sociais ou envie um email para o Drº Fábio Batista.

E-MAIL: [email protected]
FACEBOOK : facebook.com∕drfabiobatista
INSTAGRAM: @BATIFABIO
CANAL NO YOUTUBE: Youtube.com∕@DrfabiobatistaMedBrpe