Últimas notícias
Nova frente fria chega ao Brasil com ventos fortes; veja como fica SP

Uma nova frente fria de fraca intensidade começa a atuar nesta terça-feira, 22, no Sul do Brasil, mas não deve impactar tanto o estado de São Paulo. O sistema, que é mais costeiro, não deve provocar grandes volumes de chuva, mas reforça o cenário de temperaturas amenas, céu encoberto e madrugadas frias, especialmente na faixa leste do Sudeste, onde está localizada a capital paulista.
Na cidade de São Paulo, a semana começou com temperaturas baixas e nevoeiro, reflexo direto da frente fria e da presença de uma massa de ar frio que avança após a passagem do sistema.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a manhã da segunda-feira (21) registrou mínimas de 12,2°C no extremo sul e 13,8°C na região central da capital. A Defesa Civil mantém o alerta de risco à saúde por causa do frio.
O clima seguirá seco na Grande São Paulo e sem previsão de chuva significativa até o início da próxima semana. A umidade do ar, no entanto, apresenta melhora em relação à semana anterior, com índices mínimos em torno de 50% nesta segunda-feira. No interior e no norte do estado, os níveis continuam preocupantes, entre 30% e 21%, abaixo dos 40% recomendados pela OMS para a qualidade de vida humana.
Como ficam as temperaturas em São Paulo
O padrão de tempo segue semelhante ao longo da semana, com manhãs frias, céu nublado e ligeira elevação das temperaturas à tarde. A previsão para a capital paulista é:
- Terça-feira (22): mínima de 13°C e máxima de 26°C
- Quarta-feira (23): mínima de 12°C e máxima de 23°C
- Quinta-feira (24): mínima de 13°C e máxima de 21°C
- Sexta-feira (25): mínima de 14°C e máxima de 22°C
- Sábado (26): mínima de 13°C e máxima de 27°C
- Domingo (27): mínima de 16°C e máxima de 29°C
Interior e litoral também seguem sob influência da frente fria
Embora as temperaturas sejam ligeiramente mais altas, o padrão de tempo seco, céu nublado e manhãs frias também se repete no interior e litoral paulista. Veja as previsões de mínima e máxima até sábado (26):
A expectativa é de que a chuva chegue ao litoral a partir de quinta-feira (24), enquanto no interior, como Sorocaba e Bauru, a precipitação deve ocorrer apenas no domingo (27).
Clima de inverno, mas sem extremos
Apesar da presença da frente fria e do reforço da massa de ar frio, não há previsão de frio extremo ou eventos climáticos severos. O comportamento do sistema frontal é limitado por fatores em altos níveis da atmosfera, o que impede seu avanço profundo para latitudes mais baixas.
No geral, São Paulo segue em clima típico de inverno, com manhãs frias, tardes amenas e tempo predominantemente nublado, mas sem a expectativa de chuvas intensas nos próximos dias. A atenção segue voltada para os níveis de umidade do ar, especialmente no interior, onde o tempo seco ainda pode trazer desconforto e impactos à saúde.