Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia para jovens de grupos sub-representados

Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia para jovens de grupos sub-representados
Publicado em 18/04/2025 às 9:39

SumUp, empresa global de soluções financeiras, em parceria com a Generation Brasil, está oferecendo um curso intensivo e gratuito em tecnologia.

O intuito é formar e profissionalizar jovens de grupos sub-representados, como mulheres, pessoas negras e pessoas LGBTQ+.

Curso gratuito de tecnologia – iStock/Supatman

Como o curso irá funcionar?

  • Serão 40 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes com foco na linguagem de programação Java Script, com 12 semanas de duração, 100% online.
  • Denominado Programa de Pessoa Desenvolvedora Fullstack, o curso oferece aos alunos selecionados a oportunidade de aprender uma das áreas mais demandadas do mercado.
  • Além disso, também busca desenvolver e colocar em prática habilidades técnicas e comportamentais, alinhadas com as exigências do setor.
  • Esta é a quarta vez em que SumUp e Generation Brasil se juntam para oferecer o curso – a primeira turma terminou sua capacitação em 2022 e a última em 2024. No total, 117 jovens já participaram da capacitação oferecida pela parceria.

Reafirmamos nosso compromisso com a educação, pois sabemos que ela é uma ferramenta essencial para reduzir desigualdades e construir um futuro mais justo. Na SumUp acreditamos que temos a responsabilidade de colaborar para um país melhor e, por isso, seguimos anualmente renovando nossa parceria com a Generation. Juntos, poderemos oferecer uma oportunidade que pode mudar a vida desses jovens e de suas famílias”, comenta Mariana Lazaro, CFO da SumUp para Américas.

Requisitos

  • Podem se inscrever pessoas que tenham entre 18 e 30 anos;
  • Precisa ter ensino médio completo;
  • Também é necessário morar na região metropolitana de São Paulo;
  • Sem vínculo empregatício e com disponibilidade para estudar de segunda a sexta por 12 semanas;
  • A expectativa é de que 60% dos selecionados sejam mulheres ou pessoas não binárias; 60% pessoas negras ou pardas; e 20% pessoas LGBTQ+.

Como se inscrever?

Resultados 

  • De acordo com a Generation Brasil, seus cursos têm um alto grau de empregabilidade: 79% dos graduados se empregam dentro de seis meses após a conclusão do programa.
  • Desde 2019, no lançamento de seus cursos, a organização já formou mais de três mil jovens.
  • O intensivo também confere uma qualificação de excelência reconhecida pelo mercado, uma vez que 90% dos ex-alunos seguem empregados de dois a cinco anos após conclusão do programa.

Aproximadamente 50% dos mais de 3 mil alunos que já formamos no Brasil são mulheres que enxergam na área de tecnologia uma chance real de conquistar autonomia financeira, mesmo em um setor ainda marcado pela baixa representatividade feminina e de pessoas LGBTQ+. Nosso objetivo é justamente valorizar esse potencial e criar pontes entre esses profissionais e grandes empresas”, afirma Andrea Matsui, CEO da Generation Brasil.