IMPACTO SOCIAL DAS ÚLCERAS NOS PÉS DE PESSOAS COM DIABETES.

Prof. Dr. Fábio Batista.
Médico Cirurgião Ortopedista. Diretor/Presidente do TOPS – Centro médico de tratamento do pé diabético e Salvamento de membros em feridas complexas/ Medicina Ortopédica especializada.
Dados epidemiológicos demonstram que o pé diabético é responsável por uma das principais causas de internação do portador de diabetes. A Organização Mundial de Saúde reconhece que a saúde pública se depara com um sério problema em relação ao diabetes. A previsão para o ano de 2040 é de mais de 650 milhões de portadores de diabetes no mundo. Destes, pelo menos 25% vão ter algum tipo de comprometimento significativo e disfuncional nos seus pés. Atualmente, estima-se que, mundialmente, ocorram três amputações por minuto às custas do pé diabético, sendo que 85% destas são precedidas por úlceras.
As úlceras nos pés e as amputações dos membros inferiores são complicações muito graves e de alto custo para o paciente e para a sociedade, estando associadas frequentemente à alta morbi – mortalidade, com perda funcional e da independência e com significativa queda da qualidade de vida do diabético. Cerca de 50% das úlceras se infectam e, destas 20% terminam em amputação. A presença da úlcera, também prediz um aumento das taxas de mortalidade, sendo que na presença dela, 80% sobrevivem em 1 ano, 70% em 3 anos e 30% em 5 anos.
A amputação e seus desdobramentos, parecem ser os maiores temores das pessoas com Diabetes, superando os medos de um Infarto Agudo do Miocárdio ou mesmo de um Acidente Vascular Cerebral.
Sem contar com a possibilidade deste contexto estar associado à cegueira, à insuficiência renal terminal, à insuficiência cardíaca, entre outros, piorando ainda mais o cenário clínico. Estudos demonstram morrer-se mais de uma complicação podal do que alguns tipos de câncer, como de mama, próstata, colon e linfoma de Hodking.
Assim, estratégias de conscientização e prevenção, além da abordagem terapêutica sistematizada, devem nortear os programas de atenção ao pé diabético.
Não espere dar errado!!Busque SEMPRE por orientações e cuidados de seu Médico Especialista.
Acompanhe o trabalho do Doutor Fábio Batista no TOPS TOPS, Centro Médico de Tratamento do Pé Diabético e Salvamento de Membros em Feridas Complexas ∕ Medicina Ortopédica Especializada, e para mais informações, siga as redes sociais ou envie um email para o Drº Fábio Batista.
E-MAIL: [email protected]
FACEBOOK : facebook.com∕drfabiobatista
INSTAGRAM: @BATIFABIO
CANAL NO YOUTUBE: Youtube.com∕@DrfabiobatistaMedBrpe