Últimas notícias

Fernanda Porto apresenta tributo a Lulu Santos no Blue Note

Fernanda Porto apresenta tributo a Lulu Santos no Blue Note
Publicado em 07/07/2025 às 19:26

 

A cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora musical Fernanda Porto anuncia um novo e emocionante projeto: tributo ao Lulu Santos, um dos maiores ícones do pop rock brasileiro. Com fusão de elementos da música eletrônica e música pop brasileira, a cantora revisita canções do artista, trazendo uma sonoridade moderna e envolvente. O show acontece dia 24 de julho no Blue Note.

Fernanda Porto conquistou o grande público com canções de sua autoria como ‘Sambassim’, ‘Amor errado’ e ‘Tudo de bom’ que ganharam as pistas do mundo todo com sua inovadora mistura de ritmos brasileiros como o samba, a bossa e o maracatu ao ritmo londrino ‘Drum and Bass’ e logo passou a ser convidada a remixar alguns clássicos da MPB e pop nacional, tais como:  “Só tinha de ser com você” (Jobim/Aloysio de Oliveira), “Roda Viva” com participação de Chico Buarque, ‘Sampa’ de Caetano Veloso e “Charme do Mundo” arranjando, cantando e tocando sax no DVD Acústico MTV com Marina Lima. Agora, ela empresta seu talento único para reinterpretar sucessos de Lulu Santos, como “A Cura”, “Como Uma Onda No Mar e “Tempos Modernos”, adicionando sua identidade musical e novas texturas sonoras às composições atemporais do cantor.

O projeto, que promete emocionar fãs de todas as gerações, traz 20 hits em versões repaginadas de Lulu Santos. “Foi no piano que encontrei os maiores elementos para criar a minha identidade, tanto nas mais intimistas, quanto nas canções com grooves pop-rock do artista. Dedilhando o violão de nylon que acabei encontrando uma versão “bossa” para ‘Assim caminha a humanidade’. Em outras faixas, incorporo guitarra e violões de aço. Ficou irresistível não abraçar uma guitarra”, diz Fernanda, que também produziu bases eletrônicas para tocar junto com a banda, algo que ela afirma adorar: “Afinal, hoje a música eletrônica se faz ao vivo!”.

A artista ainda relembra sua conexão pessoal com Lulu Santos: “Ele sempre me influenciou pela originalidade e pela energia contagiante. Em 2017, me convidou para remixar, cantar e tocar sax em um projeto em homenagem à Rita Lee, que foi o disco, ‘Baby, Baby’. A partir dali, criei um carinho especial pelo Lulu e seu trabalho. Hoje celebro a obra dele com pitadas de sonoridades minhas, mas com muito respeito a essência das músicas”.

As novidades não param por aí, uma das grandes surpresas do show será a releitura da canção ‘Creio’, uma joia rara do repertório de Lulu Santos, pouco conhecida do grande público. A sugestão veio do DJ e amigo Zé Pedro, que declarou: “Fernanda Porto é uma cantora de extrema personalidade vocal, e quando ela decide interpretar uma obra popular e extremamente relevante como esse novo trabalho sobre Lulu, a gente se encanta. Sugeri que ela me presenteasse com uma nova versão de ‘Creio’, música que Gal Costa gravou há muito tempo. Tenho certeza de que Lulu vai adorar redescobri-la pela voz da Fernanda”. A canção surge como um momento inédito e simbólico dentro do espetáculo, reforçando o olhar curatorial e sensível da artista ao trazer à tona uma obra que merece ser revisitada e celebrada.

Fernanda escolheu também canções menos conhecidas do compositor e incluiu músicas como: ‘Vale de Lágrimas’, ‘Melo do Amor’,Cadê você’,  ‘Ano Novo Lunar’, ‘Já é’, a  curiosa bossa ‘Outro Papo’ e a parceria com Nelson Motta ‘Pop Coração’

O trabalho está leve, gostoso e diferenciado e a ideia agora é estrear esse trabalho no Blue Note e depois percorrer por outras cidades de SP e outros Estados. O espetáculo é envolvente, com arranjos inovadores e toda a musicalidade única que consagrou Fernanda Porto no cenário nacional e internacional.

Fique ligado nas redes sociais da artista para mais informações sobre o lançamento e datas da turnê!

BANDA

Samuel Bueno – baixo e violão – Como instrumentista, gravou discos de artistas como Emicida ( Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui ,Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa ), LueMundo , DannaReal , Dom BugO Bom Selvagem A Metanóia , além do single Transmissão (Kamau e Exterminadores do Além contra a Loira do Banheiro) .Como compositor, arranjador e produtor musical, trabalhou na trilha sonora do documentário Vestidas de Noiva CE Quero Ser Livre (Julia Funk dos Sapos integrou o filme As Linhas da Minha Mão).Na TV, já se apresentou em programas como Altas Horas , *Caldeirão do Huck , *Encontro com Fátima Bernardes , Metrópolis , *Cultura Livre , *Show Livre . Nos palcos do Lollapalooza, João Rock, Festival Coala, Planeta Atlântida, Roskilde, Fusion Festival, Super Bock Super Rock, Les Printemps de Bourges .

Rafael Zuccari  Bissacot é guitarrista e produtor musical. Produziu o primeiro álbum de sua carreira, do artista Bruno Maffia e desde então já foram mais de 150 músicas produzidas e lançadas, dos mais variados artistas, entre eles Laau, Bruno Martini, Soldera, Piteco, Leyllah Diva, Deb Ribeiro, Leo Assis, Luan Carbonari, Kaca Novais e hoje trabalha no estúdio Midas, do produtor Rick Bonadio.

Bruno Werner – renomado produtor musical e baterista, acumula mais de 18 anos de experiência no universo da música. Com uma carreira diversificada e prolífica, Bruno tocou e produziu uma ampla gama de artistas de diferentes gêneros, demonstrando sua versatilidade e talento inquestionáveis. Ao longo de sua trajetória, Bruno realizou turnês com artistas nacionais e internacionais, colaborou em gravações com uma variedade de músicos e artistas. Sua habilidade como músico, produtor e diretor é amplamente reconhecida, tendo contribuído para o sucesso de inúmeros artistas de diversos gêneros. Sempre buscando inovar e se reinventar, Bruno Werner continua a se destacar no mercado musical. Além de seu trabalho individual, ele também é parte do duo de produção musical YellowTone, onde segue explorando novas sonoridades e tendências com seu sócio parceiro Rafael Bissacot.

 

FERNANDA PORTO – TRAJETÓRIA

Cantora, compositora, produtora musical e multi-instrumentista brasileira, Fernanda Porto nunca enxergou limites entre ritmos e estilos, conseguindo assim encontrar uma identidade única ao trazer elementos da nova música eletrônica para o universo da canção brasileira. Entre seus principais sucessos, estão canções de sua autoria como Sambassim, Tudo de Bom e Amor Errado, além de releituras para clássicos de compositores brasileiros como Só tinha de ser com você (Jobim/Aloísio de Oliveira), Roda Viva (Chico Buarque) com participação de Chico Buarque e Sampa, de Caetano. Em sua carreira fonográfica, lançou sete álbuns autorais, sempre assinando a produção musical e um DVD gravado ao vivo: Fernanda Porto (2002), Giramundo (2004). Trilha sonora para o filme  Cabra Cega (2005), The Best Off (2005), Fernanda Porto ao Vivo (2006-DVD e CD), com participação de Daniela Mercury, Autorretrato (2009), Corpo Elétrico e Alma Acústica, (2020) e seu mais recente Contemporane@ (2022), interpretando ao piano canções de novos autores da música brasileira, com excelente repercussão da crítica musical.

Em sua trajetória como intérprete, gravou e produziu “Charme do Mundo” no DVD “Acústico Marina Lima”, ao piano gravou a canção “Hoje” de Taiguara no DVD “A voz da mulher na obra de Taiguara”, “Sentado à beira do caminho”, de Roberto e Erasmo Carlos, para o DVD “40 anos da Jovem Guarda”, “Modinha” (Jobim/Vinicius), para o DVD “Casa da Bossa” uma homenagem a Jobim e o DVD “Baile Barroco”, com Daniela Mercury cantando “Roda Viva” e “Só tinha de ser com você”

Foi duas vezes nomeada ao Grammy Latino, teve “Disco Duplo de Ouro” em seu disco de estreia e ganhou o VMB (MTV) de melhor videoclipe de música eletrônica. Já gravou com nomes como Chico Buarque, Marina Lima, Toni Garrido e Daniela Mercury. Com uma carreira consolidada, seu talento a levou a turnês internacionais pela Europa, Estados Unidos e Japão. Fernanda já dividiu o palco com artistas de diversas gerações como Elza Soares, Zélia Duncan, Frejat, João Donato, Toni Garrido, Fernanda Takai, Paula Lima, Chico César, Marcos Valle, Banda Bossacucanova, Roberto Menescal, Marina Lima, entre outros.

TRILHAS SONORAS:

Paralelamente à carreira artística, Fernanda Porto sempre se dedicou à criação e produção de trilhas sonoras para cinema e documentários.  Entre elas, destaque para o filme Biografias Íntimas dirigido por Renata Sette com veiculação pela GNT Brasil  (2024 ) e o  filme Cabra-Cega, de Toni Venturi, lançada em CD que vendeu mais de oito mil cópias.

“Cabra Cega” (2005)  de Toni Venturi – Melhor Trilha Sonora no Festival de Cinema de Cuiabá, II Festival de Cinema de Maringá e II Fest-Cine de Belém do Pará; “O Velho – A história de Luiz Carlos Prestes” (1998)  de Toni Venturi / GNT;   “Ruído de Passos” (1995) de Denise Gonçalves; “Vítimas da Vitória” (1994) de Berenice Mendes – Melhor Trilha Sonora no Festival de Brasília;  “Coisas Prateadas” (1994)  de Heloísa Passos e Lina de Albuquerque; “1999” (1993) de Toni Venturi e  “Desterro” (1991) de Eduardo Paredes – Melhor Trilha Sonora no Festival de Cinema do Maranhão.

FICHA TÉCNICA DO SHOW:

FERNANDA PORTO: VOZ, PIANO, TECLADOS, SAX, GUITARRA, VIOLÕES E BASES ELETRÔNICAS

RAFAEL ZUCCARI: GUITARRA –

SAMUEL BUENO: BAIXO –

BRUNO WERNER: BATERIA –

SERVIÇOS:

BLUE NOTE SÃO PAULO

Av. Paulista, 2073 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-300

Telefone: (11) 97428-2548

https://bluenotesp.com/

https://www.eventim.com.br/event/fernanda-porto-canta-lulu-santos-blue-note-sao-paulo-19988932/?affiliate=B5P#tab=