Últimas notícias

Espetáculo de danças urbanas “Vitrines” ganha nova versão e reflete sobre a sociedade da aparência

Espetáculo de danças urbanas “Vitrines” ganha nova versão e reflete sobre a sociedade da aparência
Publicado em 10/07/2025 às 2:49

 

Nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2025, sexta-feira e sábado, às 21h, domingo às 19h, com entrada gratuita, a SETES – Companhia de Dança (@setes.cia) estreia o espetáculo “Vitrines” no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo (SP).

 

Depois de conquistar importantes festivais de dança como o Hip-Hop District (um dos maiores festivais de danças urbanas do Brasil), o Prêmio Desterro e o Festival de Barueri, onde foi reconhecida como melhor coreografia, a obra “Vitrines”, desenvolvida inicialmente em formato competitivo junto ao grupo Ritmos BASE, passou por uma nova direção artística e ganha agora uma nova versão.

 

O espetáculo faz uma reflexão sobre o chamado Vitrinismo ao traçar um paralelo entre a lógica do mundo comercial — que organiza vitrines para atrair olhares e despertar desejos — e o comportamento humano, cada vez mais voltado à construção de uma imagem idealizada de si.

 

Diferente da abordagem tradicional do marketing, aqui o Vitrinismo é tratado como um fenômeno social. Um espelho da forma como nos expomos e moldamos nossas atitudes, valores e aparências para agradar, pertencer ou conquistar validação. Comportamentos muitas vezes naturalizados, presentes nas redes sociais, nos ambientes de trabalho, nas relações interpessoais e até no meio artístico.

 

O espetáculo questiona até que ponto criamos versões de nós mesmos para sermos aceitos e em que momentos deixamos de ser para apenas parecer. O elenco se coloca, literalmente, dentro de vitrines como recurso cênico e simbólico, provocando o público a repensar o que mostra, o que esconde e o que escolhe enxergar. Afinal, somos vitrines, mas também espectadores delas.

 

As ações são do projeto “SETES por DOZE” contemplado no EDITAL LPG Nº 18/2023 – Manutenção de Atividades, viabilizado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal .

 

Ficha técnica – Direção: Evandro Hegel. Intérpretes-criadores: Emersu Oliveira, Gustavo Ueda, Rebeca de Paula e Moises Matos. Trilha Sonora: Tiago Penalva, Rafaela Maciel e Dj Mazatik. Operação de som: Tiago Penalva. Iluminação: Lucca Vilas Boas. Produção de campo: Danny Thavares. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini de Souza. Assistente de produção e montagem: Mackenzee

 

Serviço: Estreia “Vitrines” – Com SETES – Companhia de dança

Sinopse: Reflexo, luxo, poder, aquisição. Observar, querer, adquirir. É o poder da escolha, medo da decisão. É venda. Exposição, prisão, solidão, medo da repressão. O que temos e o que somos por trás do vidro? Vivemos em vitrines, somos vitrines. Como nos comportamos depende também de quem está do outro lado. Uma infinidade de questões refletidas em uma “caixa”, a nossa caixa; seríamos o tempo todo manipulados, manipuladores, o que você já fez pelo que gostaria de ter/ser? A obra traz a reflexão de um olhar que cada um tem do valor ou preço que damos a cada coisa ou pessoa. A vida tem valor e você tem valor diante da vida. Duração: 60 minutos. Grátis – Classificação Livre

Quando: 11, 12 e 13 de julho de 2025 – Horários: Sexta-feira e Sábado, às 21h, domingo às 19h

Onde: Teatro Paulo Eiró – Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, Zona Sul, São Paulo – SP

Capacidade: 600 lugares. Acessibilidade: Parcial. Não possui estacionamento