conheça grupos comunitários de caminhada, corrida e trilha em SP

A cidade é de todos, e ocupar as ruas é a bandeira de grupos que se unem semanalmente ou em, alguns casos, mensalmente, em diferentes pontos da cidade de São Paulo com o objetivo de se exercitar e criar conexões. São grupos comunitários de caminhada, trilha e corrida que estão transformando o modo como as pessoas se movimentam e se relacionam com a cidade.
Esses grupos vão além da prática esportiva. Eles representam comunidades urbanas vivas, formadas por pessoas com o mesmo objetivo: se reconectar com o próprio corpo, com o outro e com os espaços públicos.
Quem faz parte garante que caminhar, correr ou trilhar em grupo torna o exercício mais leve e prazeroso, mas principalmente, promove o pertencimento e a ocupação positiva da cidade.
Se você procura um grupo onde se inserir, aqui estão algumas dessas comunidades que promovem saúde, bem-estar e amizade:
Grupos de corrida
City Runners: oferece treinos gratuitos pelo centro de São Paulo. Para participar, é preciso ficar atendo às publicações no Instagram.
Vem com Nóis: grupo combina corrida e dança e se reúne em frente à praça Oswaldo Cruz, em frente ao Shopping Pátio Paulista, toda quarta-feira. Eles saem animados correndo pela calçada da Av. Paulista.
Squad Javali: grupo animado que se encontra no Parque do Ibirapuera, todas as quintas-feiras, às 20h.
Running Gang: oferece corridas gratuitas em grupo em diferentes pontos da cidade.
Elas que Voam: grupo voltado para mulheres que se reúnem no Parque do Ibirapuera, às segundas, às 19h30.
Adidas Runners: grupo da Adidas com treinos em diversos locais e horários, com programação disponível no site oficial da marca.
Circuito Popular: grupo que promove corridas gratuitas em diversas regiões da cidade.
Grupos de caminhada

Rapadura da Mooca: grupo que oferece caminhadas gratuitas pelas ruas do bairro da Mooca, com saídas às segundas, quartas e sextas, às 19:30, da Praça Visconde de Souza Fontes.
Clube de Caminhada do Sesc: o Sesc Avenida Paulista promove encontros em datas específicas, sempre aos sábados, para caminhadas, com início às 8h na entrada da unidade. Os destinos podem variar, mas parques como Ibirapuera, Aclimação e da Independência já foram visitados.
Parques Municipais: diversos parques oferecem atividades físicas gratuitas, como caminhada, dança circular e Lian Gong, com destaque para o Ibirapuera, Santo Dias, Carmo e Piqueri.
UBS Jardim Mitsutani: a UBS oferece um grupo de caminhada aberto ao público.
Grupos de trilha
Elas Trilham SP: grupo voltado para mulheres pré-inscritas na comunidade, que promove encontros reais e conexões na natureza ou na cidade. Para participar, é preciso se inscrever na fila de espera no Instagram.
Vamos Trilhar: projeto promovido pelas Secretarias Municipais de Esportes e Lazer (SEME) e do Verde e Meio Ambiente (SVMA), oferece trilhas gratuitas em cinco parques: Itaim, Jaceguava, Varginha, Bororé e Fazenda do Carmo. Os participantes podem se inscrever gratuitamente em uma das opções disponíveis.
Trilha Interparques: é uma opção interessante, conectando áreas de proteção ambiental e oferecendo uma experiência de imersão na natureza dentro da cidade.
Vamos Trilhar: programa leva o paulistano para conhecer os parques naturais da capital. Os encontros acontecem sempre aos finais de semana, sábados e domingos e alguns feriados, com visita pré-agendada.