AGÊNCIA DC-NEWS

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Publicado em 05/06/2025 às 13:29

[AGÊNCIA DC NEWS]. No setor de Varejo & Consumo no Brasil, 33% dos CEOs acreditam que suas empresas não serão viáveis economicamente por mais de dez anos se continuarem no caminho atual. Aumento de 3 pontos porcentuais em relação a 2024. Os dados são da edição 2025 da Global CEO Survey, da PwC. Isso significa que um a cada três desses líderes precisa reinventar suas companhias. Com urgência. Num ambiente de guerra como esse, soluções tecnológicas e altamente inovadoras são obrigatórias. E é nesse universo que o venture capital (VC) HiPartners Capital&Work atua. Criada em 2014 por Walter Sabini Junior, que é também seu CEO, ela é focada em retail techs, startups voltadas para o varejo. Com vivência que inclui falhas e acertos ao longo dos anos em negócios voltados ao varejo, ele contou que trabalha com um mantra. “O cliente tem de estar perto. A solução se constrói com o cliente. Não é sozinho”, disse em entrevista ao DC NEWS TALKS.

Sabini fundou e vendeu empresas – a Virid, para a Serasa Experian, e a e-Smart, para a B2W. “Começamos os investimentos já pensando em retail media, logística, biometria facial, em temas de inovação que iriam impactar muito o varejo.” O portfólio do grupo de Sabini tem 12 investidas – sete da Hi Partners e as demais de um fundo anterior. Entre as saídas, a Equilibrium, catarinense fundada em 2019 e especializada em inteligência logística que foi vendida ao grupo O Boticário. Para Sabini, ponto inegociável é a credibilidade do nome HiPartners no setor. A empresa não aceita marcas em estágio inicial de desenvolvimento. Mais de 2 mil startups foram avaliadas para compor o enxuto portfólio. “A gente vende resultado, eficiência”, disse Sabini.

Para isso, conhecer o universo varejista é decisivo. O time de members advisors (conselheiros) da HiPartners é igualmente de peso – Alberto Serrentino (fundador da Varese Retail e membro da National Retail Federation, a associação dos varejistas dos Estados Unidos), Eduardo Terra (presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e German Quiroga (conselheiro em companhias como Centauro, Cobasi, C&A e Gol, entre outras). Entre as investidas ainda ativas está a Food to Save, plataforma que atua como um marketplace, conectando estabelecimentos com excedentes de produção a usuários engajados na luta contra o desperdício de alimentos em bares, restaurantes e supermercados. “É o nosso cavalinho mais acelerado”, afirmou Sabini.

Durante a conversa, Sabini revelou que sua preferência pelo varejo data do seu primeiro emprego, na papelaria do pai, a poucas quadras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no Centro Histórico de São Paulo. Foi nessa empreitada familiar que descobriu o gosto por tecnologia e resolução de problemas, aspectos que levou para seus empreendimentos e agora nas empresas investidas. “Somos um fundo nichado, especializado, por isso eu fico muito perto do negócio”, disse. Além do lado investidor, ele é conselheiro de todas as marcas do portfólio da HiPartners. “Eu me sento na cadeira com os caras. Aí entra muito a minha experiência como empreendedor.” Confira a entrevista.

Sabini: investimentos pensados em temas de inovação que vão impactar o varejo

(Andre Lessa/Agência DC News)

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