Últimas notícias

Instituto PROA oferece curso gratuito de programação a jovens

Instituto PROA oferece curso gratuito de programação a jovens
Publicado em 14/05/2025 às 14:54

O Instituto PROA, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está com inscrições abertas para o ProProfissão, projeto que oferece curso gratuito profissionalizante semipresencial para jovens entre 17 e 22 anos que queiram ingressar na área de programação.

O curso gratuito tem duração de seis meses e carga horária de quatro horas diárias, de segunda a sexta e em alguns sábados. Interessados devem submeter sua candidatura até 22 de maio (acesse aqui e faça sua inscrição).

Voltado para jovens que estejam cursando ou concluíram o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e que morem na Grande São Paulo, o curso foi pensado para alavancar a empregabilidade de seus estudantes, considerando o cenário de alto investimento no setor de tecnologia.

De acordo com estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o Brasil é o 10º país que mais investe em TI em 2025.

O que contempla o curso gratuito?

Caso a candidatura seja aprovada, o jovem terá direito a uniforme e material didático, além de receber Certificado PROA e Certificado Senac na conclusão.

O estudante também terá indicação para vagas de emprego em grandes empresas e acompanhamento da sua empregabilidade por três anos. Além da introdução a linguagens como Java, C Sharp.NET e Kotlin, o ProProfissão também aborda outras esferas da vida profissional, como comunicação e comportamento.

O curso gratuito oferecido pelo Instituto PROA possui carga horária de 100 horas e é dividido em quatro módulos – Divulgação

O trabalho que é feito durante e após a conclusão das aulas surte efeitos reais nas oportunidades no mercado de trabalho. De acordo com Alini Dal’Magro, CEO do Instituto, o impacto do ProProfissão é real: 85% dos participantes conquistam um emprego após a formação. “Esses números reforçam a importância de investirmos cada vez mais em oportunidades concretas para o jovem que, muitas vezes, encontra-se em situação de vulnerabilidade e sem perspectivas para o futuro”.

Requisitos

  • Morar na Grande São Paulo
  • Ter entre 17 e 22 anos
  • Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública