Últimas notícias
Itaú Social abre vagas em curso gratuito voltado para professores

A Escola Fundação Itaú, braço do Itaú Social, está com inscrições abertas para curso gratuito com certificado voltado para professores da rede pública e privada de ensino.
O curso gratuito “Projeto Querino na sala de aula” representa uma oportunidade de ampliar o repertório pedagógico dos professores sobre a história e cultura afro-brasileira.
A capacitação representa uma adaptação do podcast, livro e reportagens produzidas pelo projeto Querino nos últimos anos. O objetivo é que professores de todo o Brasil possam se inspirar e realizar atividades antirracistas em sala de aula.
Os materiais revisitam a história do Brasil a partir de um olhar afrocentrado, ou seja, que valoriza a participação da população afro-brasileira na construção do país.
Quem pode se inscrever no curso gratuito
Profissionais da educação que lecionam na Educação Básica, em diferentes áreas do conhecimento. Estende-se, também, a todas as pessoas com interesse em compreender e/ou aprofundar a História do Brasil.
O curso gratuito tem carga horária de 30horas e é no modelo autoformativo, que independe de mediação e pode ser realizado conforme a disponibilidade do cursista. As inscrições pode ser feitas em www.fundacaoitau.org.br/escola.
Escola Fundação Itaú
O “Projeto Querino na sala de aula” se soma a outras formações de temáticas semelhantes, todas certificadas e disponíveis gratuitamente na plataforma Escola Fundação Itaú.

Entre as opções, estão os cursos “Matemática Antirracista“, com dez horas de duração, “Trilha Formativa de Equidade Racial“, de quatro horas, e o “Equidade Étnico-racial na Educação Infantil” e “Anos Finais do Ensino Fundamental” ambos com 30 horas.
A plataforma reúne mais de 130 cursos sobre educação, arte e cultura destinados a profissionais de diferentes áreas. Os conteúdos contam com as opções autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo. Para acessar, basta se inscrever no site: fundacaoitau.org.br/escola.
Projeto Querino
É um projeto jornalístico brasileiro lançado como um podcast produzido pela Rádio Novelo, uma série de publicações na revista Piauí e um livro pela editora Fósforo. Inspirado no projeto “1619” do The New York Times, o projeto Querino foi criado pelo jornalista Tiago Rogero, teve apoio do Instituto Ibirapitanga e consultoria em História de Ynaê Lopes dos Santos.