UFSCar oferece curso gratuito para educadores

UFSCar oferece curso gratuito para educadores
Publicado em 11/05/2025 às 7:38

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para o curso gratuito e online sobre envelhecimento e demências voltado para educadores

Com carga horária total de 35 horas e oferecida na modalidade auto-instruída, a capacitação tem como objetivo qualificar educadores para integrar o tema do envelhecimento populacional em suas práticas pedagógicas, com foco em saúde cerebral, bem-estar e prevenção de demências.

Curso gratuito tem carga horária total de 35h e é oferecido na modalidade online – Divulgação

O curso gratuito “EnvelheCiência: Formação para educadores no tema do envelhecimento e demências”, está disponível no Portal de Cursos Abertos (PoCA) da UFSCar.

Como se inscrever no curso gratuito da UFSCar

Para ter acesso às aulas do curso gratuito, é necessário realizar um cadastro na plataforma PoCA e, em seguida, fazer o login para iniciar a formação. Ao concluir todas as atividades propostas, os participantes podem emitir o certificado de conclusão diretamente no sistema.

O curso gratuito da UFSCar é voltado apenas para docentes
O curso gratuito da UFSCar é voltado apenas para docentes – iStock/LightFieldStudios

Participantes vinculados à Secretaria de Educação (Seduc) que desejarem receber o certificado com homologação pela secretaria devem: ser educadores ou professores da rede estadual de SP de ensino; realizar o cadastro com o e-mail institucional ([seu_nome_de_usuário]@educacao.sp.gov.br/ @professor.educacao.sp.gov.br); concluir o curso até as 23h59 do dia 9 de junho; e preencher o formulário indicado no próprio curso com os dados solicitados, como CPF e e-mail.

Conteúdo do curso gratuito

O conteúdo do curso gratuito aborda os principais desafios do envelhecimento, como o impacto das demências e as possibilidades de promoção de um envelhecimento ativo e saudável.

A proposta é ampliar a compreensão dos educadores sobre os diferentes aspectos do envelhecer, incentivando uma abordagem inclusiva, intergeracional e voltada para uma sociedade mais acolhedora e informada sobre os diferentes aspectos do ciclo da vida.

A iniciativa foi idealizada por Karen Letícia Pulgatti, Giulianna Bueno Denari e Lucas Pelegrini Nogueira de Carvalho, pesquisadores do Laboratório de Biologia do Envelhecimento (LABEN); Márcia Regina Cominetti, coordenadora do LABEN e docente no Departamento de Gerontologia (DGero); e Lea da Silva Veras, professora de Educação Especial na Prefeitura Municipal de São Carlos.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]. Mais informações também estão disponíveis no perfil oficial do projeto no Instagram.