ABRIL LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA AMPUTAÇÃO DE MEMBROS.

Prof. Dr. Fábio Batista. - Médico Cirurgião Ortopedista. Diretor/Presidente do TOPS – Centro médico de tratamento do pé diabético e Salvamento de membros em feridas complexas.

ABRIL LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA AMPUTAÇÃO DE MEMBROS.
Publicado em 03/04/2025 às 0:01

Prof. Dr. Fábio Batista.
Médico Cirurgião Ortopedista. Diretor/Presidente do TOPS – Centro médico de tratamento do pé diabético e Salvamento de membros em feridas complexas/ Medicina Ortopédica especializada.

São cerca de 500 mil pessoas amputadas vivendo no Brasil. As causas são diversas, e entre as mais comuns, encontram-se as decorrentes de complicações podais do Diabetes, acidentes de trânsito e trabalhistas.

O Pé Diabético, principal causa de amputação do membro inferior (risco de 15 a 40 vezes maior), mais do que uma complicação do Diabetes, deve ser considerado como uma situação clínica bastante complexa, que pode acometer os pés e tornozelos de indivíduos portadores de Diabetes Mellitus; assim, pode reunir características clínicas variadas, tais como alterações da sensibilidade dos pés, presença de feridas complexas, deformidades, limitação da mobilidade articular, infecções e amputações, entre outras. A abordagem deve ser especializada e deve contemplar um modelo de atenção integral (educação, qualificação do risco, investigação adequada, tratamento apropriado das feridas, cirurgia especializada, aparelhamento correto e reabilitação global), objetivando a prevenção e a restauração funcional da extremidade.

Estima-se que 10% das pessoas com Diabetes que se submetem a uma amputação maior do membro inferior (acima do tornozelo), 10% morrem no primeiro ano após a amputação, 50% no terceiro ano e 70% no quinto ano. Em 2022, o Brasil registrou 31.190 amputações de membros decorrentes de complicações podais do Diabetes no SUS. O cenário é alarmante, representando pelo menos 85 amputações de pés ou pernas diariamente.

Diante desse contexto epidêmico, desde 2020, a Associação Brasileira de Ortopedia Técnica criou a campanha ABRIL LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA AMPUTAÇÃO, com o objetivo de ressaltar a importância da Prevenção e também do tratamento e reabilitação apropriados diante da perda da extremidade.

O TOPS, Centro Médico de Tratamento do Pé Diabético e Salvamento de Membros em Feridas Complexas ∕ Medicina Ortopédica Especializada, apoia integralmente esta causa.

Acompanhe o trabalho do TOPS e para mais informações, siga as redes sociais ou envie um email para o Drº Fábio Batista.

E-MAIL: [email protected]
FACEBOOK : facebook.com∕drfabiobatista
INSTAGRAM: @BATIFABIO
CANAL NO YOUTUBE: Youtube.com∕@DrfabiobatistaMedBrpe