Veja como fazer a doação do leite materno

Veja como fazer a doação do leite materno
Publicado em 21/07/2025 às 8:32

Veja como fazer a doação do leite materno

A doação de leite materno representa um gesto solidário que impacta diretamente a sobrevivência de recém-nascidos. Durante o período de inverno, observa-se uma redução significativa nas doações, influenciada pelo clima mais frio e pelo isolamento social.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no ano anterior, 193 mil lactantes contribuíram com mais de 245 mil litros de leite materno, fundamental para aumentar as chances de recuperação de aproximadamente 219 mil bebês prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal em todo o país.

Segundo Elisangela Bittencourt, docente de Enfermagem, a amamentação oferece benefícios mútuos para mãe e criança, diminuindo riscos de doenças. “Recomenda-se amamentação exclusiva nos primeiros seis meses, sendo o leite materno completo para o desenvolvimento infantil”, explica.

A especialista ressalta a importância da doação, especialmente no inverno, considerando que bebês prematuros são mais vulneráveis a infecções. “O leite materno fornece anticorpos que fortalecem o sistema imunológico, protegendo contra diversas enfermidades”, complementa.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, o leite humano pode reduzir até 13% de mortes evitáveis em crianças menores de 5 anos. O Brasil possui a maior iniciativa mundial de bancos de leite humano, servindo como modelo para mais de 20 países.

Para realizar a doação, a mulher precisa estar saudável e sem medicamentos que interfiram na amamentação. O processo pode ser realizado em casa, seguindo protocolos rigorosos de higiene, como cobrir os cabelos, usar máscara, lavar as mãos e utilizar frascos adequados.

Interessados podem buscar informações no Banco de Leite mais próximo ou pelo telefone 136.