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Antialérgico pode deixar seu cérebro mais lento, mas há uma fórmula que evita isso

Quem sofre com rinite ou urticária sabe como um antialérgico pode ser essencial para manter a rotina. O problema é que muitos desses medicamentos causam sonolência e até comprometem a concentração. O que nem todo mundo sabe é que isso acontece porque certas substâncias atravessam uma barreira protetora do cérebro e interferem onde não deveriam.
Uma nova campanha da marca Allegra, da Opella (unidade de Consumer Healthcare da Sanofi), traz luz a esse tema de forma leve e educativa. Usando personagens como os “neurônios” Panicado, Espertinha e Sabichão, a ação mostra a importância de escolher um medicamento com 0% de interferência cerebral, ou seja, que age apenas nos sintomas da alergia, sem afetar a mente.
Como alguns antialérgicos afetam o cérebro
O diferencial apontado pela campanha tem respaldo científico. Substâncias como a loratadina, comum em antialérgicos de primeira geração, ultrapassam a barreira hematoencefálica e podem causar lentidão mental. Isso impacta desde a produtividade no trabalho até o desempenho em provas ou direção de veículos.
A molécula presente no Allegra, a fexofenadina, foi desenvolvida nos anos 1990 com o propósito de evitar esse tipo de efeito colateral. Por isso, ela se tornou referência entre os antialérgicos que não causam sonolência.
O que significa “0% de interferência cerebral”
O termo usado na campanha, “0% de interferência cerebral”, indica que a fexofenadina respeita os limites naturais do cérebro e não se dispersa para regiões que não estão relacionadas à alergia. Isso garante que o medicamento atue somente onde é necessário, sem prejudicar funções cognitivas.
Para tornar o conceito mais acessível, a campanha apresenta situações cotidianas, como fazer uma prova ou dirigir, para mostrar como manter o foco pode ser essencial, especialmente quando o cérebro não está sendo afetado por medicamentos inadequados.
Além de divulgar os benefícios da fexofenadina, a nova comunicação de Allegra se alinha ao compromisso da Opella com o autocuidado consciente. Segundo Eduardo Magalhães, CMO da Opella Brasil, a campanha quer mostrar que o diferencial vai além da eficácia contra alergias: “Entendemos e queremos reforçar nesta nova campanha que, para nós, como marca, não basta apenas ser rápido e eficaz, mas também oferecer a melhor experiência para os consumidores, especialmente pensando em estar presente de forma positiva na rotina de cada um deles”, comenta.