Últimas notícias
6 cidades para fãs de rock visitarem pelo menos uma vez na vida

O rock é muito mais do que um estilo musical: é uma expressão cultural que atravessa gerações. Celebrado em 13 de julho, o Dia Mundial do Rock nasceu do Live Aid, histórico show beneficente realizado simultaneamente em Londres e Filadélfia, em 1985, que mobilizou o mundo para arrecadar fundos contra a fome na Etiópia.
Desde o evento, que contou com nomes como Queen, U2 e David Bowie, a data se transformou em um símbolo da força do gênero e da sua capacidade de mobilização global.
Pensando nos amantes do rock, a Catraca Livre selecionou seis destinos que todo rockeiro ou entusiasta precisa conhecer pelo menos uma vez na vida. De museus icônicos a bairros emblemáticos, passando por casas de show que foram palco de concertos lendários, essas cidades respiram rock e oferecem experiências imperdíveis para os fãs do gênero que podem ser acessadas pela plataforma Civitatis.
Dia Mundial do Rock: 6 cidades para fãs visitarem pelo menos uma vez na vida
1 – Londres (Reino Unido)
Nenhum roteiro do rock está completo sem Londres, berço de bandas como The Rolling Stones, Pink Floyd, Queen e Led Zeppelin. Percorrer a cidade é ter a chance de deparar com locais frequentados por ícones do gênero, passando por estúdios lendários, casas de shows e ruas que estamparam capas de discos –como a Abbey Road, onde foi tirada a lendária foto do The Beatles atravessando a faixa de pedestres.

No tour do Rock Britânico por Londres o turista visita a Denmark Street, onde os Rolling Stones assinaram seu primeiro contrato, explora estúdios onde The Beatles, Queen e Elton John gravaram álbuns históricos e conhece o bairro do Soho, famoso por seus bares e clubes de rock nos anos 60 e 70. O passeio termina em frente ao edifício da Apple Corps, palco da última apresentação do grupo de Liverpool encabeçado por John Lennon e Paul McCartney.
2 – Los Angeles (EUA)
De Sunset Strip a Hollywood, Los Angeles foi palco de momentos inesquecíveis da história do rock, como o lendário show de estreia de Elton John nos Estados Unidos, no ainda aberto clube Troubadour, um ponto de virada em sua carreira. Bandas como Guns N’ Roses, Metallica e The Doors também nasceram na cidade californiana, moldando o futuro de estilos como o hard rock, o heavy metal e o rock psicodélico.

E que tal viver a experiência de uma verdadeira estrela do rock? No passeio estrela na Calçada da Fama você pode personalizar sua própria estrela com seu nome e posar ao lado dela numa sessão de fotos profissional no coração de Hollywood, próximo de nomes como The Beatles, Frank Sinatra e o próprio Elton John.
3 – Berlim (Alemanha)
Com um passado dividido entre muros e ideologias, Berlim se tornou sinônimo de reinvenção artística. Nos anos 70 e 80, a cidade foi lar temporário de David Bowie e Iggy Pop, e hoje segue sendo uma das capitais mais reconhecidas pela música alternativa e experimental.

Um bom ponto de partida para entender a cidade é o tour alternativo por Berlim. O passeio alternativo passa por um dos bairros populares mais autênticos e multiculturais da cidade: Kotti, com seus bares punk, discotecas animadas e uma atmosfera vibrante que revela o lado mais underground e pulsante da capital alemã.
4 – Brasília (Brasil)
Mais do que a capital do país, Brasília é berço do chamado rock brasiliense, movimento que revolucionou a música nacional e revelou bandas icônicas nos anos 80, como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Com o cenário político como pano de fundo, as bandas são conhecidas pelas letras marcadas por críticas sociais.

Para quem quer entender a nossa capital, o tour panorâmico por Brasília oferece um roteiro completo pelos principais cartões-postais da cidade, como o Congresso Nacional, a Catedral Metropolitana e o Palácio da Alvorada – locais que não só testemunharam momentos importantes da história do país, como também inspiraram gerações de músicos brasilienses.
5 – Liverpool (Reino Unido)
Poucas cidades no mundo têm uma ligação tão profunda com a história do rock quanto Liverpool, conhecida mundialmente por ser o berço do The Beatles. Mais do que um destino turístico, a cidade é um verdadeiro santuário para fãs que querem mergulhar na trajetória da banda que trouxe para o mundo clássicos como “Yellow Submarine”, “Hey Jude” e “Help!”, além de entender o contexto cultural que moldou seu som.

Com o free tour dos Beatles em Liverpool, o visitante percorre pontos icônicos como a Estátua dos Beatles, o Cavern Club, o The Jacaranda Club, além de pubs históricos e o Liverpool Institute for Performing Arts, fundado por Paul McCartney.
6 – Nova York (EUA)
Nos anos 70, Nova York viu crescer o punk rock em clubes lendários como o CBGB, onde nomes como The Ramones, Patti Smith e Talking Heads realizaram alguns de seus primeiros shows.

Para mergulhar no espírito musical da cidade, uma ótima pedida é o tour pelo Radio City Music Hall. Localizado no Rockefeller Center, o teatro já recebeu shows históricos de artistas como Frank Sinatra, Ray Charles e Louis Armstrong, e o passeio leva os visitantes aos bastidores de um dos palcos mais emblemáticos dos Estados Unidos.